top of page
Buscar

Como escolher um fotógrafo

  • Alessandro Echamende
  • 13 de jun. de 2023
  • 2 min de leitura

Quem aí já precisou contratar um fotógrafo mas na hora de ir atrás se perguntou: ''Mas quem eu escolho?''


Isso é super comum e talvez a maioria das pessoas já passou ou ainda vai passar por uma situação parecida, esse foi um dos motivos pelo qual decidi escrever esse post aqui pro blog.


Antes de mais nada precisamos entender que, nesse caso específico vamos falar a respeito de qualidade e estilo de trabalho. Ou seja, questões como orçamento e parte financeira vão depender de quem está investindo e também de quem essa pessoa pretende contratar.


Tendo isso em mente, vou te ajudar a escolher alguém que solucione seu problema e te entregue um resultado satisfatório e de alta qualidade.

A primeira coisa que devemos levar em consideração é o estilo. Independente de quem você procure para fazer orçamento, é essencial que busque alguém que tenha autoria e um estilo que ande na mesma linha que o seu gosto pessoal, afinal ninguém quer fazer um investimento alto para ter um trabalho que não vai gostar, certo?


Com isso em mente, você pode começar a buscar pessoas que fazem seus olhos brilharem quando postam seus trabalhos, isso vai facilitar na hora de pedir um orçamento.

A segunda coisa a ser analisada é a confiabilidade do fotógrafo contratado.


Sempre que for contratar algum tipo de serviço(Não vale só para fotografia) é essencial que seja avaliada a confiança que a empresa/pessoa passa para você. Ninguém quer ter o desgaste de correr atrás de prejuízo por ter contratado alguém que não te deixou seguro na hora de fechar o contrato e esse tipo de situação pode parecer uma possibilidade difícil, mas acontece com mais frequência do que gostaríamos.


E o terceiro e o último ponto a ser analisado é: O valor.

''Mas Alessandro, tu não disse que depende do orçamento de quem contrata e do valor do contratado?''


Sim, e isso é uma realidade. Porém... Devemos sempre estarmos atentos ao valor cobrado pelo profissional para executar o serviço.


Fazer uma pesquisa de mercado é essencial para termos noção se o valor está dentro da média de mercado e entendermos se o contratado tem conhecimento do valor do próprio trabalho. Muitas vezes a vontade que temos é de contratar quem cobrar o menor preço, mas isso pode vir a ser um tiro no pé.

Parte da confiança que o profissional passa está em conhecer que um serviço bem executado vai ter um valor equivalente, então é sempre bom termos isso em mente para evitarmos pagar menos por um serviço ''meia boca'', ou até mais por um trabalho que não vai estar de acordo com o dinheiro investido.


Para finalizar, sempre que tiver dúvidas entre em contato e troque uma ideia com a pessoa que deseja contratar. Precisamos nos identificar com a pessoa para que essa identificação possa se tornar uma espécie de conexão que vá facilitar o trabalho para ambas as partes. Comunicação é essencial e devemos sempre sanar as dúvidas sobre o serviço contratado com o profissional, afinal parte do trabalho dele é deixar o cliente tranquilo sabendo que vai estar fazendo negócio com alguém que vai ter respostas para todas as possíveis dúvidas.


Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a decidir quem contratar quando você precisar de fotos incríveis! Um grande abraço e até a próxima.

 
 
 

Σχόλια


bottom of page