top of page
Buscar

Sobre 4 maneiras de usar o flash em eventos

  • Alessandro Echamende
  • 23 de out. de 2023
  • 4 min de leitura

Você está aprendendo fotografia e ainda não faz ideia de como usar o flash para iluminar seus eventos? Nesse post trago algumas das formas mais utilizadas na hora de usar esse item essencial na vida do fotógrafo!


Quando começamos a aprender fotografia, iniciamos também o estudo da luz e como ela funciona. Sem luz, não existe fotografia e isso torna o domínio desse pilar algo fundamental para um profissional de sucesso.

Dentre as diversas formas que podemos usar para iluminar, a mais popular entre os fotógrafos é o flash.


Existem vários modelos e tipos diferentes de flash disponíveis no mercado, sejam eles os modelos ''tocha'' mais usados em estúdio, flash pop up que normalmente vem embutido em alguns modelos de câmera, os speedlights conhecidos por sua versatilidade e praticidade, entre outros. No post de hoje vou abordar o speedlight, por ser o mais popular na hora de trabalhar em eventos.


Imagine a seguinte situação: Você foi contratado para cobrir um evento que ocorrerá em um local com baixa luminosidade e sua câmera sozinha não dá conta de trazer luz para a cena... O que você faz?

É exatamente nesse momento que o flash aparece, sendo uma opção prática e de baixo custo (dentro dos padrões de preço de equipamento fotográfico).


Mas se engana quem pensa que o flash trabalha sozinho. Quando colocamos o flash em cima da câmera, temos diversas possibilidades de utilização que vão alterar o resultado final das imagens e é exatamente isso que vamos entender agora.

Bora pro conteúdo!


1 - Flash direcional


A maneira mais comum de se usar o flash é o posicionando em cima da câmera, esse modo é para quem gosta de praticidade e fazer o ''arroz com feijão''. Não tem muito erro, se você precisa iluminar, essa opção vai se sair bem na maioria das vezes.

Além de pratico por necessitar apenas a câmera e um speedlight, dispensando o uso de acessórios. Quando optamos por usar o flash direcional, ''naja'' como é conhecido, apontamos a cabeça do flash para frente, trazendo uma luz intensa para o assunto.



Flash direcional
Exemplo flash direcional. Fonte: Sony

Obs: Tome cuidado ao usar o flash direcional, pois se usado de maneira errada pode gerar resultados muito artificiais e uma luz ''chapada'' que nem sempre é interessante. Recomendo o uso dessa fora para fotos de balada, costuma funcionar super bem!


2 - Flash rebatido


Uma variação da utilização do flash ainda em cima da câmera é rebater o mesmo em alguma superfície branca. Dessa forma trazemos suavidade para a luz, além de conseguirmos ''brincar'' com a direção. Se rebatermos no teto, a luz vem de cima para baixo, se for rebatida em alguma parede, a luz vem pela lateral. Esse modo de utilização é o que utilizo em 90% dos meus trabalhos, direcionando o flash 45 graus para trás.

Gosto dessa forma por trazer maior suavidade e tridimensionalidade para a cena.



Flash rebatido
Exemplo flash rebatido. Fonte: Sony

Sobre o rebatimento, cuide sempre para que a luz seja direcionada a uma superfície clara. Locais escuros não rebatem a luz e coloridos deixam a foto com uma tonalização exagerada.


3 - Flash fora da câmera


Outra maneira para trazer resultados de cair o queixo é a utilização do flash fora da câmera. Normalmente essa opção é a ideal para se fazer fotos onde não se tem local para rebatimento ou quando o assunto não está se movimentando (protocolares em um evento, por exemplo). Usamos um radio flash para disparar o speedlight, que pode ser colocado em um tripé ou segurado por um assistente.


Flash fora da câmera
Exemplo flash fora da câmera. Fonte: Sony

Esse modo ajuda demais quando, por exemplo, você faz um casamento a noite e quer clicar na parte externa da igreja mas não tem onde rebater. Na falta de um led, tiramos o flash de cima da câmera e o posicionamos a 45 graus do assunto, gerando uma luz super incrível! Pode se usar um bastão RGB ou segundo speedlight para criar uma luz de recorte nessas situações.


4 - Flash em conjunto


Já pensou em unir as duas maneiras citadas acima? Você pode criar fotos de alto impacto equilibrando a iluminação do evento e trazendo um visual mais uniforme para suas fotos. Nessa opção, posiciona-se um speedlight principal, que fica em cima da câmera, enquanto o outro (ou outros) pode ser utilizado em um tripé. Essa opção funciona muito bem em casos onde não temos uma boa iluminação do ambiente.


Flash em conjunto
Exemplo flash em conjunto. Fonte: Sony

A função do fotógrafo é iluminar, e entenda que iluminar é diferente de clarear. Você deve pensar sua iluminação respeitando o contexto e ambiente fotografado, trazendo para as fotos a mesma sensação que quem estava presente no evento sentiu com relação ao ambiente onde aconteceu o evento.


E essas foram as 4 maneiras de se utilizar o flash em eventos! Se você curtiu as dicas e está se perguntando qual é a melhor para você a dica é: Teste.

Fotografia é aprimorada na prática. Ler e entender a teoria é sempre importante, mas por em prática para se analisar os resultados e chegar na melhor conclusão é essencial para o desenvolvimento e evolução do trabalho.


Se você curtiu o conteúdo do post, deixa teu like e compartilha o post pra atingir mais pessoas! E não esquece de dar o feedback.


Obrigado por ler até aqui


Um abraço!



 
 
 

Comentários


bottom of page