Sobre cinematografia
- Alessandro Echamende
- 21 de jul. de 2023
- 3 min de leitura
Quando começamos a aprender sobre audiovisual, normalmente somos apresentados a técnicas como a utilização de cores e enquadramentos que expressam sentimentos e como a fotografia está diretamente ligada ao cinema.
Esse assunto é super interessante tanto para quem trabalha na área quanto para quem curte a parte técnica de produções cinematográficas. Tendo isso em mente, resolvi trazer o tema aqui para o blog para comentar sobre algumas técnicas que passam mensagens para quem consume esse conteúdo.
Bora conferir?
A fotografia no cinema ou ''cinematografia'' é resumidamente o processo de utilização de cores, lentes, enquadramentos, filtros e exposição responsáveis por tornar o roteiro imagético. Sendo assim, quando falamos em fotografia no cinema estamos diante de uma equipe inteiramente focada em tudo o que é visual.
Você já parou pensar o motivo de determinada luz ter a cor x ou y dentro de uma cena? Ou por qual razão o enquadramento em um personagem é mais fechado em um momento do que em outro? Essas são apenas algumas maneiras de se trabalhar sensações dentro de um trabalho audiovisual.
O responsável por todo o processo de escolha das técnicas a serem utilizadas é o diretor de fotografia, que define qual a melhor forma de passar essa mensagem e da instruções para o restante da equipe alcançar o que foi pensado.
Mas como funciona na prática?
Seguindo a linha de formas de comunicação, cada escolha desde o equipamento utilizado até a pós produção influencia diretamente na mensagem transmitida.
Quando se utiliza lentes grande angular, a escolha não é a toa. Esse tipo de equipamento permite que mais elementos da cena sejam enquadrados, trazendo uma noção espacial para o ambiente. A distorção causada pela curvatura da lente pode ser um diferencial que, quando bem usado, auxilia na definição de identidade e traz impacto para a cena.

Em contrapartida, pode se utilizar diferentes milimetragens a fim de passar sensações diferentes, como a utilização da 40mm que apresenta um resultado muito similar ao olho humano, trazendo um visual natural a cena.
A distância dos planos também tem total influência na mensagem a ser transmitida, podendo esses serem tanto abertos quanto mais fechados, sendo a última opção normalmente usada para dar ênfase para um detalhe específico ou trazer um sentimento intimista ou até mesmo claustrofóbico.


Outra característica além da milimetragem e escolha de planos que devemos ter atenção quando falamos sobre cinematografia é a escolha de cores e tons usados nas películas, pois essas são muito usadas para associação a diversas situações durante as cenas.
Você já reparou que alguns filmes trazem tons de cor mais frios, como os azulados enquanto outros usam em sua maioria tons quentes em amarelo? Isso acontece pois a tonalização é responsável por trazer ainda mais imersão ao que se vê em tela. Quando vemos um filme onde a intenção é passar frieza, apatia ou tristeza, muito provavelmente as cores predominantes serão em tons frios ou ''crus'', enquanto filmes com mensagens de conforto e felicidade normalmente possuem tons quentes que trazem essa sensação para quem assiste.
Obviamente essas tonalidades não são regras absolutas que precisam ser seguidas ao longo da produção. Na maioria das vezes o diretor acaba optando por utilizar esses tons de acordo com o momento da história, o que potencializa ainda mais o impacto da tonalização, casando com a realidade dos personagens.


Com os exemplos acima podemos entender como são utilizados os tons de cor dentro do cinema e o sentimento que os mesmos trazem ao espectador.
Outra maneira de trazer mensagens usando as cores como aliadas é com a utilização luzes ou elementos em cena que trazem referências ao que está por vir em tela, por exemplo: A cor vermelha é normalmente associada a perigo, verde remete a algo tóxico e assim em diante. Então fora o tom em sí, podemos analisar elementos em cena que passem essas mensagens.

Todas as técnicas citadas são formas de comunicação que os diretores e equipe de produção encontram para expressarem a ideia do projeto para quem assiste.
Cinema e fotografia estão inteiramente conectados e diversos fotógrafos desenvolvem sua identidade e autoria através de inspirações que vem das telonas.
A partir de agora você já pode parar pra analisar essas técnicas em ação quando for assistir um filme ou série e saber que nada que foi posto no cenário e enquadrado de maneira aleatória. São maneiras de passar uma mensagem que são desenvolvidas conforme o desenvolvimento do trabalho do profissional encarregado.
Mas e você, conhece outras técnicas que acredita que deveriam estar no post? Se sim, deixa teu comentário para enriquecer ainda mais o conteúdo!
Obrigado por ler até aqui,
Um abraço!
Comments