top of page

Sobre Contratos de Serviços Prestados

  • Alessandro Echamende
  • 14 de jun. de 2023
  • 3 min de leitura

No post dessa semana vou abordar um assunto super importante dentro da fotografia tanto para o profissional quanto para o cliente, que é a elaboração de contratos de trabalho.

Você está procurando um fotógrafo e começa a solicitar orçamentos aos profissionais.


Você chega a uma decisão e na hora de fechar o pacote ele te passa o valor e solicita o pagamento antecipado pelo trabalho... Isso parece perigoso, não? E se o fotógrafo não aparecer ? E se o trabalho não for entregue a tempo? E nesse mar de incertezas nos pegamos completamente vulneráveis a possíveis situações bem desagradáveis.


Essas são apenas algumas razões para você levar em conta quando um profissional elabora um contrato de trabalho para a realização dos serviços, pois o mesmo garante os direitos e deveres tanto do contratante quanto do contratado, trazendo maior segurança e tranquilidade para ambas as partes.


Um contrato é a forma mais segura e confiável de selar um acordo com um profissional, independente da área de atuação. Se você procura um arquiteto, uma construtora ou um cirurgião, todos prestarão serviços mediante a assinatura do contrato, então não teria porquê ser diferente na fotografia.


Focando na área em questão, é super importante ter esse item em mãos para ter garantias legais quanto aos prazos, direitos de imagem e acordo entre os envolvidos.

A partir do momento que você fecha um negócio tendo como garantia somente a palavra do contratado, alta é a possibilidade de você acabar tendo sérios prejuízos na hora da realização.


Imagine você separar aquele dinheiro para o ensaio ou festa dos sonhos, chega na hora e o profissional não pode comparecer em decorrência de alguma situação... Chato, né?

Pois a situação fica ainda pior se você não ter o contrato de serviço que garante que o profissional envie outra pessoa tão capacitada quanto o mesmo para a execução do serviço.


Abordar esse tipo de assunto pode até não ser tão interessante, mas tem alta relevância se você procura garantias na hora de escolher alguém para fazer um trabalho.

Por mais alarmante que seja, muitas pessoas ainda não percebem a real importância de ter algo que assegure seus direitos e deveres de maneira clara e objetiva. É aquela típica situação burocrática que é um tédio, mas necessária.


Então antes de fechar qualquer trabalho com um profissional de fotografia (e de qualquer outra área) lembre sempre de se certificar que o mesmo trabalhe seguindo as cláusulas descritas no documento. Isso vai evitar transtornos e dores de cabeça.


Mas afinal, o que deve ter no contrato?

De maneira geral, os contratos de trabalho são elaborados com cláusulas que são criadas com base no fluxo de trabalho, tempo de execução e envolvimento de terceiros no caso de entrega de material impresso e afins.


Tendo isso em mente, precisamos ter certeza que no contrato vai constar:

Descrição do Produto adquirido: Na hora de ler o contrato, é essencial que conste no mesmo a descrição do que vai ser feito. É um ensaio? Um evento? O cliente deseja um álbum ou qualquer tipo de material impresso? Essas são algumas questões que devem ser esclarecidas.


Locação: Tão importante quanto a descrição, é essencial que se tenham todas as informações referentes a onde vai acontecer o ensaio/evento. Também deve ser incluso os endereços do contratado e do contratante.


Prazos para entrega do material: Ninguém quer ter que cobrar pelas fotos ou precisar dar explicações antes do tempo por não ter prazo estipulado. Por isso é sempre bom deixar claros os prazos para entrega das fotos, sejam elas cópias digitais ou impressas.


Direito de imagem e Direito Autoral: Quando um trabalho fotográfico é realizado (Principalmente fotografia de pessoas) é sempre importante que esteja presente a cláusula de direitos autorais e direito de imagem. Esse ponto acaba sendo de extrema importância, pois nele se garante que o cliente concorda em ter sua imagem divulgada nas redes sociais e/ou site do fotógrafo, assim como impede o uso comercial das imagens sem autorização prévia do autor.


Assinatura: Algumas pessoas podem achar essa parte meio óbvia, mas acho super importante realçar que um contrato sem assinaturas tem zero validade em meios jurídicos. Então seja ele impresso ou até mesmo contratos digitais, tenha sempre a cópia do contrato com as assinaturas do profissional e suas.


E tendo esses pontos esclarecidos, hora de erguer a caneta e assinar o contrato, garantindo um serviço executado com todas as informações bem estabelecidas e o acordo entre as duas partes totalmente alinhados.


Ficou alguma dúvida? Entre em contato que a gente conversa mais a respeito.

Lembrando que trago conteúdo semanalmente por aqui e se tu acha que meu trabalho te ajudou de alguma forma, não esquece de deixar um like e o compartilhamento pra que possa ajudar outras pessoas.

Obrigado por ler até aqui

Um abraço!

 
 
 

Comentários


bottom of page