top of page
Buscar

Sobre evolução

  • Alessandro Echamende
  • 14 de jun. de 2023
  • 3 min de leitura

No post dessa semana decidi falar um pouco sobre evolução profissional.

Não é novidade para ninguém que o mercado da fotografia exige uma evolução dos profissionais conforme os mesmos adquirem conhecimento. Todo esse processo tem ciclos e podemos acompanhar o desenvolvimento conforme o tempo passa.

O iniciante uma hora passa a ser intermediário, o intermediário passa a ser avançado e o avançado busca o ''próximo passo'' a todo instante.


Isso difere quem busca ser o melhor que consegue ser de quem está dentro da zona de conforto. Infelizmente a segunda situação é a mais comum na fotografia.

E se você tem alguma dúvida, eu explico: Vamos levar em consideração que estamos falando sobre uma área que pode ser muito lucrativa se você souber como e para quem apresentar seu trabalho. Na maioria das vezes, não é necessário nem ter domínio técnico total para se fazer dinheiro com a fotografia (E eu não estou falando que isso é certo). Na verdade é justamente o contrário, o fato de não se ter a necessidade de domínio total acaba fazendo muitas pessoas pararem de se aprimorar por perceberem que tem dinheiro entrando.


Isso é ruim?


Sim... E não!

Se por um lado temos a desvantagem de fazer boa parte do mercado ficar estagnada, por outro temos a possibilidade de levantar uma grana para investirmos nos estudos. Isso acaba sendo um ponto super positivo para quem busca evolução.


A gama de clientes que buscam serviços fotográficos abrange todas as classes e faz com que sempre se tenha clientes. Tanto para um profissional que está começando e não tem conhecimento quanto para quem já é referência na área.


Isso faz com que não seja difícil investir em conhecimento e aprimoramento da técnica. Que é essencial para alcançar evolução.

Quando você entra no mercado buscando um meio para sobreviver e não para viver você já entra de maneira errada. Acompanho muitos profissionais com anos de carreira ainda buscando estabilidade, tendo que recorrer a famosa ''briga de preço'' com colegas de profissão.


Quando você passa a vender seu trabalho com base no seu conhecimento e autoria, acaba encontrando seu nicho de clientes, onde você tem pessoas que buscam por você justamente por perceberem sua evolução.


Como evoluir?


Você já parou pra pensar em qual fase está atualmente? Se sim, você provavelmente sabe qual é o próximo passo e é aí que acontecem os ''problemas'' no bom sentido.

Digo ''bom sentido'' pois quando se sabe onde se quer chegar, fica muito mais simples encontrar um caminho. Quando você está em A e quer chegar em C, sabe que é preciso passar por B. Isso parece algo óbvio, mas, na prática, muitas pessoas acabam esquecendo de traçar essa rota.


E se você não sabe onde está, não é difícil descobrir. É preciso entender o mercado, saber como ele funciona na sua região e para isso é essencial que se faça um reconhecimento de terreno onde você vai analisar como anda a agenda, média de valores e tipo de serviço prestado por outros profissionais da sua região.


Nunca pare de evoluir


Isso vale para qualquer estágio. Do iniciante ao avançado, o próximo passo deve ser buscado a todo momento. Nessas horas outros fatores entram em cena, como por exemplo: Paixão, determinação, vontade, etc.

Quando você ama o que você faz, a busca por evolução acontece naturalmente. Você não admite ser bom no que faz, mas sim ser o melhor que você puder ser.


Esse sentimento é algo que para uns já vem desde cedo, para outros leva um tempo para desenvolver... Mas como o assunto desse post, é tudo uma questão de buscar desenvolvimento e evolução, certo?

Então se você está disposto a se dedicar a essa área, ame.


Ame, se entregue e seja o melhor que você conseguir ser. Porque o profissional que dedica seu tempo e investe em conhecimento sempre vai ter o reconhecimento e valorização almejados por quem se contenta com a zona de conforto.


E esse foi o post de hoje. Se você tem algum complemento ou comentário a fazer sobre o que eu escrevi aqui, entre em contato. Vamos trocar uma ideia e tentar aprender cada vez mais uns com os outros!


E se tu acredita que esse post pode ser relevante para outras pessoas, não esquece de compartilhar para que o alcance seja maior.

Obrigado por ler até aqui


Um abraço!

 
 
 

Comentarios


bottom of page