top of page

Sobre fotografar crianças

  • Alessandro Echamende
  • 13 de jun. de 2023
  • 2 min de leitura

Você sabia que criar conexão com uma criança para fotografar a mesma é muito mais complexo do que com um adulto?

Isso é perceptível quando estamos em um ensaio de família, aniversário infantil, ou qualquer situação onde precisamos clicar os pequenos.


Mas afinal, por que isso acontece ?

Bom, primeiramente precisamos entender que geralmente crianças veem o mundo de uma maneira diferente.


A ''vida de adulto'' é muito chata com nossos problemas e obrigações, uma criança não se importa com isso. Tendo essa consciência você já fica um passo a frente de conseguir conquistar sua confiança.


Já passei por situações onde direcionei a câmera, a criança chorou e todos ao redor tentaram acalma-la para que a foto acontecesse... Isso geralmente só piora as coisas.

O ideal a fazer nessas horas é deixar ela confortável se ela ainda não está a vontade com a situação. Nunca tento forçar o clique.


Porém, quem me conhece sabe que eu adoro uma foto fora da caixa, aquela foto que ninguém faz porque não está ''correta''. Então se a criança está ali chorando por não querer tirar a foto, ao invés de ver como um momento perdido, vejo como uma oportunidade de registrar uma foto no momento mais espontâneo possível. Afinal nenhuma criança força o choro, certo?


Outra questão que entra nessas horas é que você precisa entender como ela pensa. Temos a vantagem absurda de já termos vivido aquela situação, certo? Então nada melhor que usarmos isso a nosso favor.

O que normalmente as crianças esperam dos adultos?

Se a sua resposta for ''Que tratem elas como iguais'' está correto.


O que uma criança mais quer é que você não trate ela como tal, mas sim como alguém mais velho, isso ajuda muito a criar conexão e estabelecer o mesmo laço de confiança que você tem com os pais, com ela.


Então nada de tentar controlar a situação por ser adulto, você deve fazer ela se sentir parte do ensaio/evento.

O último ponto que eu queria trazer é : Seja criança também.


Essa entra em contato direto com a segunda questão. Crianças são criativas e super espontâneas quando o assunto é pensamentos, gostos e afins. Então seja como uma delas.

Não devemos ser aquele fotógrafo chato que leva tudo super a sério e foca somente no resultado. Aproveite a oportunidade de conviver com os pequenos e voltar a ser criança mais uma vez.


Você deve lembrar como sua vida era muito mais fácil quando você era pequeno, certo? Então nada melhor que reviver isso e poder fazer parte daquela situação.

Assim criamos conexão, garantimos boas risadas e conseguimos registrar o momento da forma mais leve possível. E esse é o resultado mais satisfatório que podemos esperar.


Espero que tenha curtido o conteúdo de hoje e entendido a mensagem a ser passada.

Se você, mamãe ou papai está procurando fotógrafo para seu ensaio em família, festa infantil ou afins, entre em contato. Bora bater um papo e fazer esses momentos serem lembrados para sempre!


Um abração e até a próxima!

 
 
 

Comentários


bottom of page