Sobre Objetivas
- Alessandro Echamende
- 13 de jun. de 2023
- 4 min de leitura
Hoje trago um assunto voltado para fotógrafos e entusiastas da fotografia: As lentes!
Você sempre gostou de fotografar, está pensando em comprar sua primeira câmera e começou a pesquisar sobre como conseguir um bom equipamento seja por trabalho, hobby ou qualquer coisa do tipo.
Muito provavelmente no meio das pesquisas você vai acabar se deparando com o assunto das lentes (Vou me referir a elas como objetivas).
As objetivas são as responsáveis pela passagem da luz até o sensor localizado no corpo da câmera e tem influência direta no resultado final da imagem podendo alterar o nível de distorção, desfoque e efeitos visuais dentro da fotografia. Hoje vou abordar sobre os tipos de lentes disponíveis no mercado e o que eu recomendo para você que ainda não tem um conhecimento aprofundado sobre o assunto.
Sobre os tipos de lentes:
Basicamente, você irá encontrar no mercado dois tipos de lentes, sendo essas as chamadas objetivas fixas (Prime) e objetivas zoom (Variáveis).
A maior diferença entre as duas está no fator milimétrico que em uma lente fixa não pode ser alterado, proporcionando ao fotógrafo apenas uma distância focal, como 35mm, enquanto lentes zoom oferecem diversas possibilidades de milimetragem em uma mesma objetiva a exemplo da ''lente do kit'' 18-55mm, que proporciona ao usuário ir de uma distância grande angular com o campo de visão mais aberto em 18mm até distâncias mais fechadas com o campo reduzido em 55mm.
A escolha do tipo de objetiva nunca foi nem vai se tornar uma espécie de regra. Conheço profissionais que montam kits com lentes fixas que sirvam para todo tipo de situação como por exemplo: 24mm para grande angular, 50mm para retratos e 85mm para planos fechados. Em contrapartida muitos fotógrafos optam por comprarem objetivas zoom pelo fato de oferecerem maior praticidade durante os trabalhos, afinal você não precisa trocar a lente toda vez que for fazer algo diferente do propósito da objetiva.
Particularmente falando, acho interessante você ter as duas opções disponíveis para experimentar e chegar em uma conclusão sobre qual faz mais sentido para sua realidade.
Objetivas fixas não apresentam praticidade tão grande quanto as zoom, porém por possuírem menos elementos na construção acabam sendo mais compactas e entregando resultados de maior qualidade principalmente devido a maiores aberturas. Algo que se você buscar em uma lente zoom vai acabar pagando preços bem mais ''salgados'' devido ao fato dessas objetivas apresentarem em sua maioria menores aberturas, o que em diversos casos pode ser prejudicial ao trabalho com luz natural.
Fiz a grande maioria dos meus trabalhos até aqui com uma objetiva fixa de 50mm devido ao desfoque e qualidade para retratos, que são coisas que sempre gosto de incluir nos ensaios. Recentemente adquiri uma 24mm para fazer eventos devido ao seu campo de visão mais aberto.
Com relação a lentes zoom, trabalhei muito com a 18-55mm para fazer eventos e gosto de usar objetivas tele com o plano mais fechado como a 55-250mm ou 75-300mm para fotografia de natureza e fotojornalismo.
Independente do equipamento de sua preferência, tenha sempre em mente que dominar o que você possui é essencial para que seu trabalho seja de alto nível e você consiga extrair a maior qualidade possível do que é sua realidade no momento.
Isso leva a outro tema que vou abordar futuramente por aqui que é o fator de corte.
''Mas o que é o fator de corte?''
Resumidamente, as câmeras apresentam diferentes tipos de sensores, que são responsáveis pela captura da luz que forma as imagens. Uma dessas diferenças é relacionada ao tamanho do sensor.
Quando falamos sobre a milimetragem de uma objetiva estamos considerando o Sensor de 36 x 24mm, os chamados ''Fullframe''. Porém a maioria das câmeras de entrada acompanham sensores em formato APS-C de 22,2 x 14,8mm, fazendo com que os sensores Fullframe sejam aproximadamente 63% maiores em termos físicos do que um sensor APS-C.
Isso interfere diretamente na escolha da milimetragem da sua objetiva, afinal devido a esse fator de corte, uma lente de 50mm usada em um sensor APS-C apresenta um corte na imagem que faz com que você enxergue o plano mais fechado do que a milimetragem original da objetiva.
Em um sensor com fator de corte, uma objetiva de 50mm viraria praticamente uma 80mm(Mas mantendo as características de 50mm) no caso de câmeras Canon e 75mm em marcas como Nikon, Pentax e Sony. Esses números podem variar de acordo com as marcas e modelos dos equipamentos.
De qualquer forma, é sempre bom estar atento se a câmera que você tem ou pretende comprar possui sensor APS-C ou Fullframe, isso está ligado ao que mencionei anteriormente sobre conhecer o equipamento para tirar melhor proveito do mesmo.
Seja você um iniciante na fotografia ou entusiasta da arte, fique sempre ligado se o que você espera de uma objetiva pode ser alcançado com o que você tem no momento, afinal equipamento fotográfico não é nem de longe a coisa mais barata do mundo e precisamos na maioria das vezes analisar bem antes de fazermos o investimento.
Espero que você tenha curtido esse conteúdo e que ele tenha ajudado de alguma forma. Se você curte fotografia e quer saber mais sobre a área me siga nas redes sociais, acompanhe o site e toda quarta-feira ás 21hrs dá uma passadinha pelo blog que tem post novo.
Muito obrigado pela atenção.
Um abraço!






Comentários