Sobre Planos Fotográficos
- Alessandro Echamende
- 13 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
E no post dessa semana vou falar sobre os planos fotográficos que mais utilizo no meu trabalho!
Você já parou pra ver uma foto e começou a se perguntar o motivo dela ser fotografada daquela maneira? Se sim, isso quer dizer que provavelmente você pensou a respeito dos planos fotográficos.
Mas o que são planos fotográficos?
Basicamente, os planos fotográficos são definidos como a organização dos elementos dentro do enquadramento e a distância entre o assunto principal e a câmera. Pensando de maneira cinematográfica, podemos citar quatro tipos de planos fotográficos que costumo usar ao fotografar, sendo eles:
Plano Geral - Esse tipo de plano traz grande destaque para o ambiente onde está sendo feita a foto ou filmagem. Normalmente o assunto complementa a composição junto ao espaço, trazendo aquela sensação de que um completa o outro. Temos também a possibilidade de usarmos o Grande Plano Geral, onde o ambiente ganha maior destaque e o assunto ocupa menor parte do enquadramento.

Plano Médio - Nesse tipo de plano, os modelos são posicionados mais próximos da câmera, fazendo com que ocupem uma maior área no enquadramento aparecendo da cabeça até a cintura. Algumas variações podem funcionar bem utilizando o conceito do plano médio, como em situações onde o sujeito está sentado e a linha de corte passa a ser posicionada na metade da coxa.

Primeiro Plano - Muito usado para representar a personalidade em um enquadramento mais intimista, o primeiro plano, também conhecido como close up, descarta a visibilidade do corpo e tem no rosto do retratado o protagonismo da cena.

Plano Detalhe - Dos planos fotográficos, é o que mais aproxima o assunto da câmera. O plano detalhe tem o poder de trazer muito sentimento e expressividade com apenas um detalhe ou parte específica do corpo exposta.

E esses foram os planos fotográficos que mais utilizo durante os trabalhos. Se tivesse que escolher os que mais curto acredito que, por combinar muito com meu estilo de fotografia, o plano geral e o primeiro plano são os que me vem primeiro em mente quando penso a respeito de enquadramento.
Obviamente cada caso é um caso, na hora as ideias surgem e em um único trabalho é normal se usar todos esses citados e até outros. O importante é testar as mais diversas possibilidades até encontrar o que melhor se encaixa em cada situação.
E esse foi o post dessa semana, povo. Se tu curte os posts que compartilho por aqui, não esquece de deixar o like, compartilhamento e também indicar o blog para pessoas que possam se interessar pelo conteúdo.
No mais, obrigado por ler até aqui.
Um abraço!
Comments